sábado, 30 de novembro de 2013

Hormônios na Terceira Idade


Locais de produção dos hormônios


Ao envelhecer, o sistema endócrino sofre diversas alterações, que são normais nesta fase da vida. Torna-se comum o surgimento tanto de hiperfunções quanto de hipofunções e, são também, mais difíceis de serrem diagnosticadas e tratadas. Alguns dos hormônios que mais sofrem alterações em suas concentrações são o hormônio do crescimento (GH), cortisol, tireóide, melatonina, estrogênio e testosterona.

O GH, hormônio do crescimento ou somatotrofina, é um polipeptídeo produzido na hipófise anterior. É considerado o hormônio antienvelhecimento, pois sua reposição melhora o rendimento cardíaco, aspecto da pele, memória, humor, funções sexuais, o sistema imune. Sua produção é diminuída em 50% em pessoas acima de 60 anos.

Acredita-se que o cortisol é o hormônio acelerador do envelhecimento, pois, com o avançar da idade, há um aumento dos níveis deste. Uma concentração exagerada causa diminuição do colágeno e elastina, perda de memória, danos ao sistema nervoso, diminuição da função imunológica, transtorno no metabolismo da gordura, retenção de líquidos, problemas de pele, entre outros.

Na tireóide, a produção de triiodotironina, T3, é diminuída devido à redução da liberação de TSH (hormônio estimulante da tireóide) pela hipófise. A tirocina, T4, sofre menor influência da queda de TSH. A deficiência causa aumento no colesterol, sonolência, ganho de peso, diminuição de frequência cardíaca.

A melatonina, que é elaborada na glândula pineal, é um neuro-hormônio que controla a sensação de sono. É formada ao dormir, e age induzindo o sono. Possui, também, papel antioxidante ao reduzir oa níveis de católicos de cortisol, atrasando o processo de envelhecimento. Pode estimular a produção de GH.

Já os níveis de estrogênio diminuem de maneira progressiva durante a menopausa. Este declínio provoca prejuízo nos sistemas reprodutor, osteomolecular, muscular, cardiovascular, venoso. Distribui a gordura na região abdominal, contribui para a osteoporose, falha na memória e depressão.


A queda na produção de testosterona ocorre a partir dos 40 anos, sendo este um lento e gradual, denominado deficiência androgênica do envelhecimento masculino. Como consequência  há a diminuição de peso, redução das células de Leydig, diminuição da libido e da massa muscular, perda de memória, insônia, impotência sexual, ejaculação precoce, câncer de próstata. 







  Fontes: http://www.unianchieta.edu.br/unianchieta/revistas/argumento_new/pdf/argumento09.pdf#page=97
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=3337&fase=imprime

Postado Por: Lilian Siboney Xavier



Um comentário: